sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Trágicas

A Sófocles, Eurípedes, Ésquilo, e todos que vieram depois


Se a vida for tragédia,
Que eu suba ao palco

Com a serenidade de Prometeu,
A coragem de Antígona,
A confiança de Efigênia,
A resignação de Édipo,
A persistência de Hamlet,
E a energia de Hernani

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mercado editorial

Estava reparando a imensa quantidade de livros sobre Hitler nas prateleiras das livrarias: "Os falsários de Hitler", "O pianista de Hitler", "Os soldados de Hitler", etc, etc, etc, etc. Pensando nisso, usando de toda minha generosidade proponho aqui alguns títulos de livros que certamente se tornariam sucessos editoriais imediatos. Quem quiser servir-se deles para escrever as obras propriamente ditas, sinta-se à vontade! Não faço questão de participação nas vendas, mas não me incomodaria com uma eventual menção nos agradecimentos! ;-)

"O Hitler de Hitler" (esse é genial!)

"Quem mexeu no meu Hitler?"

"O Hitler de Cabul" [autoria em litígio; aguardem decisão do escritório de direitos autorais]

"Hitler & Julia"

"Hitler & eu - a vida e o amor ao lado do maior Führer do mundo" (esse poder seguir a forma de diário de um dos cães dele!)

"O Hitler e o executivo"

"A cabana de Hitler"

"O código de Hitler"

"Hitlers e demônios"

"Hitler - o filho da Áustria"

"Harry Hitler e a pedra filosofal" (etc)

"O Hitler do pijama listrado"

"Hitler, amar e rezar"

"Ritler (sic) decide morrer"

"Os templários de Hitler"

TÍTULOS RELACIONADOS

"1001 nazistas para conhecer antes de morrer"

"Nazistas são de Marte, Fascistas são de Vênus"

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bom dia?



O primeiro encontro de Bilbo Bolseiro e Gandalf, o Cinzento. Um instigante jogo de palavras do bardo Tolkien, ilustrado por David Wenzel.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ítaca

Os muros de Tróia invadi
Os deuses desafiei
Mares, em jornadas infinitas, cruzei
O canto das sereias ouvi
De Polifemo ciclope escapei
As águas mortais de Scila e Caribde venci
Com Circe, a bruxa, vivi
O amor de Alcíone, a deusa, neguei
Às profundezas de Hades fui
E à superfície voltei


Mil perigos afrontei
Mil glórias tive
Mil maravilhas presenciei

Somente em Ítaca, a bela, humilde paz encontrei.

OBS: Tem um pequeno glossário onomástico para "não-humanistas" nos comentários!

Aforismos tavarianos

A mentira é a arma dos covardes.
O deboche é a arma dos estúpidos.
A franqueza é a arma dos homens.

Retorno

Aqui estamos mais uma vez no mundo dos blogs... Como diria Bilbo Bolseiro, "there and back again". Vamos ver se consigo manter um blog com trabalho e doutorado. Como disse no perfil, "uma viagem perigosa"!
<--- Veja!

Por aqui vocês verão algumas de minhas divagações, reflexões e também um pouco de poesia e prosa. Nesse sentido, será uma travessia arriscada também para vocês!

Acho que falar dos títulos é um bom começo. "A rota para o Poente" remete, para mim, a inúmeros significados. Em inúmeros corpos legendários, o oeste, a direção em que o Sol se põe, é a terra misteriosa, onde acontecem maravilhas ou onde vivem os mortos. É a infinitude desconhecida do Oceano a estender-se em direção ao horizonte inalcançável. Por outro lado, também é o Ocidente, como dizem os alemães, Abendlandt, "terra da tarde" ou "terra do poente". Sou apaixonado pela cultura ocidental. Pela oriental também, mas acho que muitas vezes existe um excesso de negação ao nosso próprio legado cultural. Sou socrático, platônico, aristotélico, homérico, alexandrino, ciceroniano, aurelino, cristão, agostiniano, carolíngio, abelardiano, escotiano, occaniano, troyesiano, ronsardiano, erasmiano, morusiano, "vivaldino", molieriano, bachiano, cartesiano, kantiano, voltairiano, rousseauniano, marxista, weberiano, fabianista (sem trocadilhos!), queirosiano, machadiano e, principalmente, hugoliano, de carteirinha!

Quanto à URL, é simples: Hauteville House é o nome da casa em que meu ídolo Victor Hugo passou seus vinte anos de exílio, situada na ilha de Guernsey, no arquipélago anglo-normando, enquanto esperava o fim do império de Napoleão III, ou "Napoléon, le Petit", como ele gostava de dizer.

Já o "druida Camulogenio" vem por conta das minhas raízes célticas. Os druidas, como sabem os leitores de Astérix, eram os sábios entre os celtas. Não que eu seja sábio, mas um dia chego lá! Já Camulogenio, como o sabem muitos de meus amigos, era o chefe da tribo dos Senões, e um dos principais líderes gauleses durante a Guerra das Gálias, contra os invasores romanos. Ele era um homem já idoso, muito respeitado, e liderou as tropas gaulesas na batalha de Lutécia (antigo nome de Paris), de onde saíram vitoriosos. Detalhe importante: ele não era um druida! Blog de historiador é uma coisa!

Por fim, Tirion era a cidade construída pelos elfos na colina de Tuna, na terra abençoada de Aman (situado no Ocidente!), no legendarium de Tolkien. Devia ser uma cidade muito bonita, enquanto existiu (não tenham dúvidas da existência de Tirion sobre Tuna!). Qualquer hora dessas eu me mudo para Nargotrond ou Gondolin!

Um grande abraço a todos e espero que gostem do blog!